Histamina, anti-histamínicos e odontologia

Ler o capítulo XVIII (Histamina e anti-histamínicos) e responder às seguintes questões:

1. Quais os usos terapêuticos NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA dos antagonistas H1? Quais os efeitos colaterais desses fármacos?

2. Quais os usos terapêuticos NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA dos antagonistas  H2? Quais os efeitos colaterais desses fármacos?

3. Quais são as principais diferenças entre os anti-histamínicos de 1ª Geração dos de 2ª Geração?

4. O OMEPRAZOL COMO ANTIULCEROSO É UM AUTACOIDE? COMO É O SEU MECANISMO DE AÇÃO? COMO DIFERENCIÁ-LO DA RANITIDINA NO CONTROLE DA SECREÇÃO GÁSTRICA?

5. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A histamina é um potente autacoide com ação diversa em diversos sistemas orgânicos; portanto, os receptores da histamina são alvos óbvios para o desenvolvimento de fármacos. Em relação à farmacologia envolvendo a histamina, assinale a afirmativa correta.

A) São reconhecidos atualmente dois subtipos de receptores para histamina, os chamados H1 e H2.

B) Os fármacos ditos anti-histamínicos H1 são utilizados no tratamento da constipação.

C) Como exemplo de fármaco anti-histamínico tem-se o salbutamol.

D) Os fármacos que agem nos receptores H2 da histamina são utilizados no tratamento da úlcera gástrica, por exemplo.

E) O alopurinol, utilizado no tratamento da gota, é um exemplo de fármaco anti-histamínico.

6. ASSINALE (C) CERTO e (E) ERRADO.

Os mediadores químicos da inflamação como a histamina, a serotonina, as prostaglandinas, os leucotrienos e a bradicinina são algumas vezes denominados de autacóides ou hormônios locais. No entanto, além de participar do processo inflamatório, estas substâncias possuem outros efeitos. No que se refere a esses mediadores, julgue os itens a seguir. Os medicamentos antagonistas dos receptores de histamina (anti-histamínicos) são indicados no tratamento de processos alérgicos, como, por exemplo, da rinite alérgica.  ( )

Os mediadores químicos da inflamação como a histamina, a serotonina, as prostaglandinas, os leucotrienos e a bradicinina são algumas vezes denominados de autacóides ou hormônios locais. No entanto, além de participar do processo inflamatório, estas substâncias possuem outros efeitos. No que se refere a esses mediadores, julgue os itens a seguir. A ergotamina, um derivado do esporão do centeio, é contraindicada para o tratamento da enxaqueca. (     )

Medicamentos anti-histamínicos têm a função de reduzir ou eliminar os efeitos da histamina, que é um mediador químico secretado pelo corpo especialmente nos casos de reação alérgica. (     )